Voluntariado imigrante

Finalmente vou colocar aqui um post decente. Eu estava em dúvidas sobre o que falar já que são tantos os assuntos que podem ser abordados, para e pelos imigrantes, que fica difícil escolher.

Para o primeiro eu escolhi falar sobre o voluntariado, coisa que no Brasil ainda não funciona com força total, mas que nós imigrantes sabemos como ele tem um alto valor em outros países.

Já ví e lí várias reportagens sobre isso, aliás tenho amigos brasileiros que fazem este trabalho. Percebo que em muitos casos e até mesmo para os nascidos no país que este trabalho não só faz bem a quem precisa, mas a quem doa seu tempo.

Ajuda a não enlouquecer no país estranho, ajuda a aprender a lingua nativa, a fazer novos e mais amigos, a conhecer melhor a cultura, etc, além de ajudar os outros.

Por isso estou apresentando aqui o grupo Contadores de Estórias, que é (nas palavras do deles) um projeto apoiado pelo Consulado-Geral do Brasil em São Francisco, criado em 2003 pela Vice-Cônsul Lígia Verdi com o objetivo de proporcionar às crianças contato com a língua portuguesa, a literatura, o folclore, a música, a tradição e os costumes brasileiros em eventos com duas horas de duração, repletas de atividades e diversão.

Este grupo está sediado em São Francisco, na Califórnia (EUA). Achei este projeto muito interessante porque nós imigrantes sabemos como é importante manter a lingua materna/paterna, principalmente quando temos filhos e este trabalho tem um grupo de voluntários fixos que faz tudo isso acontecer. Bacana!

E você? faz algum trabalho voluntário ou conhece alguém que o faz? Dê sua opinião, indique trabalhos legais como esse ou se você quiser contar sua experiência e aparecer aqui é só escrever para brasileirosdoidospelomundo@gmail.com, ou simplesmente deixe um recado na área de comentários.

Espero você aqui.


Como surgiu o trabalho voluntário no Brasil - Blog do Presente

Imagem retirada do site Colégio São Caetano

9 BRASILEIROS:

Mi disse...

Muito legal conhecer seu blog! Achei o tema do blog super interessante, ja que no brasil a gente realmente nao da muito valor ao voluntariado. Ja participei de varios e sempre gostei.Mas tem que se escolher direitinho o lugar pra nao acabar numa furada, só servindo cafézinho pro chefe. Pelo menos aqui na alemanha, varias empresas utilizam o sistema de voluntariado ou "práticas", pra conseguir mao-de-obra de graca. Já as instituicoes sociais, quase sempre tem bons programas, onde vale a pena participar.bjs!

Cristiane A. Fetter disse...

Isso é verdade, tem que ter discernimento, mas sabe que na área que moro isso não acontece não.
Volte sempre viu
bjks

Live from Germany disse...

Oi Cristiane!Super bacana seu blog e sua iniciativa!
O voluntariado é um programa, que quando bem feito, tem muito a contribuir pra sociedade. Eu já participei de alguns, tanto no Brasil quanto aqui na Alemanha e, posso apenas dizer que repetirei a experiência sempre que possível.
Parabéns pelo blog mais uma vez!
Ana

Cristiane A. Fetter disse...

Oi Ana, que legal saber que para você sempre foi positivo. Ainda quero realizar e sei como isto é importante para nós imigrantes.
Volte sempre viu?
bjks

Maira disse...

Huuummm... estou pensando... sempre fiz trabalhos voluntários no Br e era MARAVILHOSO! Fiz muitos ligados ao centro espirita que frequentava. Sempre digo que foi a melhor época da minha vida, apesar de dedicar meu único tempo livre (finais-de-semana) para tal. Muita gente vê o trab voluntário como algo para "os outros", mas nao é. Trab voluntário é algo baseado em troca e quem nao vê isso, nao está realmente se voluntariando. Aqui na Alemanha (Stuttgart) existe sim um projeto como o "Contadores de Estórias", chamado "Cria Brasil - Associação Alemã-Brasileira Educacional e Cultural e.V." Aliás, sempre penso em escrever sobre ele e esqueco. Doidinha e brasileira. (((-: Bjks!

Marlia disse...

Super legal saber que existem programas brasileiros como esse aqui nos Estados Unidos. Deveriam tentar fazer em todos os Estados. Até me proporia a ser voluntária.
Cris, obrigada pelo post.
Não sabia que vc também escrevia neste site do Brasileiros doidos pelo mundo. Agora vou visitar mais frequentemente.

Cristiane A. Fetter disse...

Maira, legal saber disso, aliás os grupos espíritas sempre tiveram este lado social muito desenvolvido não é?
bjks

Cristiane A. Fetter disse...

Pois é Marlia, eu achava que estava faltando um espaço assim, sem propaganda, sem intenções, só para a gente falar sobre o que se passa fora das fronteiras brasileiras.
Eu sei que existem muitos outros trabalhos para as comunidades brasileiras, mas eu estou esperando as dicas dos imigrantes, rs.
bjks

Anônimo disse...

Oi !! Meu nome e Margaret
Sou carioca e moro em Boston.
Ja fiz varios trabalhos voluntarios no Brasil.
Estou procurando um aqui em Boston .
Caso alguem saiba de algum e so deixar um recadinho . Meu email e maggyborell@msn.com
Bjokas